terça-feira, 28 de abril de 2015

UJS realiza seu 1° Encontro LGBT na Bahia


A União da Juventude Socialista Bahia realizou, no último sábado (25/4), em Salvador, o 1º Encontro LGBT da entidade, para discutir políticas relacionadas aos gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais. Com o mote ‘Participação política e luta por direitos civis’, o evento aconteceu na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris.
Fundada há 30 anos, essa é a primeira vez que a UJS promove um encontro para discutir a temática, segundo o presidente da entidade em Salvador, Onã Rudá. “A UJS ainda engatinha, mas, aos poucos, estamos entrando neste debate. É importante criar esse espaço e sair daqui com pautas positivas e avançadas”.
Uma das principais pautas foi a criação da Delegacia de Apoio à Comunidade LGBT, já batizada de DEALGBT, para registrar os casos de homofobia. Além disso, foram discutidos o mercado de trabalho, educação inclusiva, a interferência de dogmas religiosos nas ações do Estado, a criminalização da homofobia, a reforma política e a democratização dos meios de comunicação no Brasil.

Entre os convidados, o ex-presidente da entidade, Juremar Oliveira; a coordenadora da Casa Cristal Lilás, Sandra Muñoz; Thaty Santos, do grupo Arco-íris do município de Madre de Deus; o presidente da Associação Baiana Estudantil Secundarista (Abes), Nadson Rodrigues; e a presidenta da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Marianna Dias.
Para Juremar, o evento é de extrema valia porque traz o diálogo para a juventude, que “tende por um caminho revolucionário”. “A juventude tem a visão mais ampla. Os jovens vão para as ruas pelas causas mais nobres. Isso é intrínseco da juventude”, destacou.
No encontro, também foi distribuída uma cartilha com informações relacionadas à sexualidade e gênero, além de dados sobre casos de homofobia e orientações para vítimas que tiveram os direitos violados pela orientação sexual ou identidade de gênero.

A atividade foi encerrada com uma caminhada até a Praça Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, para ‘descomemorar’ os 50 anos da Rede Globo de Televisão, completados no domingo, na praça aconteceu a atividade cultural que foi comandada pelos irmãos Juan e Ravena com participação de DJ Ferrary, Del Feliz e Banda Flor de Maracujá.


Confira a Carta de Salvador aprovada no final do encontro e a cobertura completa no topo direito da página:
Carta de Salvador

Há tempos, o índice de homofobia tem crescido no Brasil ao passo que cada vez mais a bancada fundamentalista cresce no parlamento Brasileiro em todas as instâncias. A grande parte desses parlamentares tem como pauta principal de sua atuação, o embargo à ampliação da cidadania e direitos civis da comunidade sexo-diversa. A “Frente do Atraso” composta por conservadores e fundamentalistas, tem apresentado uma agenda de profundos e constantes retrocessos, inclusive que ferem os princípios democráticos.
Diante desse cenário, observamos cada vez mais a necessidade da organização da sociedade civil, sobretudo entre a juventude, grande vítima de diversos crimes e entre eles o de ódio, com a finalidade de fazer pressão no congresso nacional para que avanços sejam conquistados e nenhum retrocesso seja permitido.
Vivemos em uma sociedade patriarcal e capitalista, que sustenta preconceitos de gênero, sexual, racial e muitos outros e a luta contra todo tipo de preconceito precisa estar casada com um projeto de sociedade mais justa e igualitária.
“Nos bancos das escolas e universidades, no cotidiano do trabalho das fábricas e repartições, nas periferias, no duro ofício de lavrar a terra, nas praças, ruas, palcos, quartéis, campos, praias e festas dizemos: Presente!
Somos milhões de faces que dão a cara jovem ao Brasil. Somos socialistas porque, somos jovens e andamos abraçados com o futuro e a busca da felicidade - desejos que são diariamente frustrados nessa sociedade capitalista que não tem perspectiva e só nos oferece a desilusão e a exploração.”

Com esse contexto conjuntural político ao qual estamos vivenciando, no dia 25 de abril, aconteceu o 1° Encontro LGBT da UJS Bahia, jovens de diversas regiões do estado se uniram na biblioteca central dos Barris e tira como encaminhamento:

Lutar pela Reforma Política, Democratização da Mídia, Defesa do PNE, Criminalização da Homofobia, ampliação dos direitos civis e criação da DEALGBT – Delegacia de Apoio a Comunidade LGBT, com política públicas transversais de acolhimento e inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário