quinta-feira, 19 de março de 2015

Prêmio Alice Bottas



 
Aconteceu na noite dessa quarta feira (18) o Prêmio Alice Bottas, entregue pelo Sindicato Dos Bancários da Bahia.

O Prêmio recebe o nome da primeira diretora mulher e membra da fundação do sindicato em 1934 e nasceu do desejo de dar visibilidade à pioneira da luta feminista no sindicato, que inspirou outras mulheres a criarem o Departamento Feminino, que depois se chamou Departamento para Assuntos da Mulher e hoje é denominado Departamento de Gênero, abarcando questões da saúde do homem, a emancipação da mulher e a luta contra a homofobia.
Em 2014 o Departamento de Gênero prestou homenagens a oito mulheres de destaque na política e na cultura baiana, com uma placa comemorativa. A ação inspirou a criação do Prêmio Alice Bottas.
Dentre as homenageadas estava Marianna Dias, Presidenta da União dos Estudantes da Bahia (UEB), que em seu discurso disse se sentir lisonjeada em receber a honraria e que o Brasil está sob uma ameaça de golpe conservador e machista, e é de suma importância que as mulheres estejam unidas em defesa da democracia e na luta por mais mulheres ocupando espaços de poder.

Marianna Dias, Presidenta da UEB
As outras mulheres homenageadas foram Makota Valdina, por seu combate ao racismo; Margareth Menezes, pelo trabalho artístico que desempenha; Maria Quitéria, presidenta da União de Prefeitos da Bahia; Verônica Almeida, atleta paraolímpica; Mary Castro, por sua exemplar atuação no campo das ciências sociais; Sandra Muñoz, defensora dos direitos LGBT e Rebecca Serravalle, pela luta por igualdade de gênero no Sindicato dos Bancários da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário